quinta-feira, 12 de julho de 2007

2 + 2 ...

Os resultados assombrosos nos exames de matemática do 9º ano (72,8% de negativas, das quais cerca de um terço de nível 1) são fáceis de interpretar. Basta saber somar...
.
Pode reforçar-se o Plano da Matemática; podem contratar-se os melhores professores do mundo (e o que é isso?); podem disponibilizar-se os computadores mais potentes; até poderemos oferecer um lanchezinho e uma coca-cola aos nossos alunos a meio do exame...
.
Sem trabalho não há resultados.
.
É um facto insofismável; tudo o que se disser para além disto só tem duas interpretações: ou é um engano infeliz ou uma tentativa de "tapar-nos os olhos".
.
A ponta mais visível do icebergue é a matemática, mas a decadência das aprendizagens é visível em todas as áreas curriculares. E quem mais sofre com isto, por incrível que pareça a muitos, são os professores, impotentes para solucionar um problema que os ultrapassa: a falta de vontade de aprender e de trabalhar.
.
E o logro continua. O principal responsável? - O Estado, de há vários governos para cá.
.
Mas alguém se preocupa?
.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Vamos nessa, Vanessa

É de justiça afirmá-lo: ainda a dar os primeiros passos seguríssimos na sua carreira desportiva, Vanessa Fernandes é já, indiscutivelmente, um dos dez maiores desportistas portugueses de todos os tempos. Um título mundial e uma medalha de ouro olímpica colocá-la-ão entre os maiores dos maiores. E ainda por cima numa modalidade espectacular, que não tem a atenção que merece. Não será por muito tempo. Força, Vanessa!
.